quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

V Domingo do Tempo Comum: "A URGÊNCIA da MISSÃO!" - 07 de Fevereiro de 2016

Amados irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Na alegria de vivermos a Liturgia do Tempo Comum, celebramos, hoje, o V Domingo e, somos convidados a pensar a Comunidade dos Crentes como espaço de escuta da Palavra de Deus e de compreensão da Missão que Ele tem para cada um de nós.   Ser Missionário não é (e nunca foi) uma tarefa fácil pois possui exigências que, nem sempre, estamos dispostos a cumprir mas, a certeza de que Aquele que chama é Fiel nos encoraja e, por outro lado, a percepção das necessidades do mundo e do povo nos interpelam e nos lançam adiante sem reservas.

Assim, a Primeira Leitura (Is 6, 1-2a.3-8) nos apresenta o relato da Vocação do Profeta e, a análise do texto poderá nos auxiliar na compreensão de nossa própria missão.   Vejamos: 

Em primeiro lugar é importante perceber que o chamado se dá em um tempo concreto, em uma realidade concreta.   Deus não nos chama do nada e para o nada.   Há uma realidade histórica interpelando e necessitando de uma resposta.   O tempo é preciso: no ano da morte do rei Ozias; e o local, também: o Templo de Jerusalém!   A Experiência de Deus é concreta, é real e, tal experiência leva Isaías a perceber a grandeza, a majestade e a SANTIDADE DE DEUS: os serafins afirmavam que o Senhor é SANTO, SANTO, SANTO e que toda a Terra está repleta de Sua Glória!   Toda essa experiência do SAGRADO, Daquele que é três vezes SANTO provoca TEMOR: Ai de mim, estou perdido! Sou apenas um homem de lábios impuros, mas eu vi com meus olhos o rei, o Senhor dos Exércitos!

Percebemos na fala de Isaías que ele se sente incapaz por ter lábios impuros e, dessa forma, coloca, aqui, um empecilho para o cumprimento da Missão mas, o que ele ainda não sabia é que Aquele que chama, oferece as condições para que o chamado possa cumprir o que lhe for pedido.   É preciso entender que Deus não chama por perceber que o ser humano está pronto pois Ele não se confunde com o mundo: no mundo, o contrato para as diversas atividades se dá a partir da percepção de que o candidato oferece as condições para o desempenho da função.   Aqui, o Currículo é fundamental!  Deus não é assim pois sabe que, diante mão, o ser humano não tem condições de apresentar nada de bom mas, na medida em que se entregar a Ele, Ele fará tudo, dando condições para que a Missão se cumpra, com perfeição, até o fim!

Assim, se os lábios impuros era o obstáculo para a Missão, Deus resolve o problema: um serafim voa até o candidato, com uma brasa retirada do altar com uma tenaz, e toca a boca de Isaías e, afirma: ASSIM QUE ISTO TOCOU OS TEUS LÁBIOS, DESAPARECEU TUA CULPA, E TEU PECADO ESTÁ PERDOADO!   Enfim, não há mais obstáculo ou empecilho para o SIM do candidato!

Diante de um mundo cercado de iniquidades e de pessoas que estavam utilizando o poder dado por Deus em benefício próprio, não havia quem pudesse falar em Nome do Senhor de forma séria, corajosa, verdadeira (período pré-exílico da Babilônia): Quem enviarei? Quem irá por nós? Pergunta Javé!   Ao que Isaías responde prontamente: Aqui estou!  Envia-me!

Que relato belíssimo de Vocação!   Percebemos por ele como Deus é indulgente para com aqueles que Ele escolhe, chama e envia.   De nossa parte, não há o que temer pois, de acordo com a resposta dada, Deus nos oferecerá TODAS AS CONDIÇÕES PARA EXECUTAR A MISSÃO QUE ELE NOS CONFIAR!

Essa Leitura de Isaías nos prepara para perceber no relato do Evangelho de hoje (Lc 5, 1-11) como Jesus é, de fato, a Encarnação de Javé: Jesus passa pela vida das pessoas convocando-as para a Missão!
Diante de uma multidão que se apertava para ouvir o Mestre, Jesus entra na Barca de Pedro e anuncia a Boa Nova do Reino de Deus aos presentes.   Terminada a Pregação, ordena: vire as barca e AVANÇA PRA ÁGUAS MAIS PROFUNDAS e lance as redes para a PESCA!   Simão Pedro responde que tentaram a noite toda (horário bom para a pesca) e nada conseguiram mas, atenção à Palavra do Mestre iria lançar as redes!   Grande Surpresa: a pesca é abundante, a ponto de quase as redes se romperem!   É pedido ajuda aos amigos da margem e, diante do fato ocorrido, se percebe que Jesus é o Senhor: Simão se lança nas águas, pois estava nu, pedindo que se afastasse dele pois era pecador!
Aqui, Jesus se mostra com o real objetivo: Não tenhais medo pois de hoje em diante será PESCADOR DE HOMENS!   Deixando TUDO seguiram Jesus!

Por fim, a Segunda Leitura (I Cor 15, 1-11) nos revela o Apóstolo Paulo revelando que TUDO AQUILO QUE ELE SE TORNOU FOI POR OBRA E GRAÇA DE DEUS, pois por ele mesmo não seria nada!  Essa GRAÇA não passou por ele em vão, não foi estéril: abraçando-a, ele trabalha mais do que os outros - não ele mas a GRAÇA DE DEUS NELE!

Que a Celebração desse V Domingo nos ajude a compreender que Deus conta conosco e nos oferece todas as condições para o exercício da Missão a nós confiada!   Assim seja!

Oremos: 

Vela, ó Deus sobre a vossa família, com incansável amor, e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção!
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo!   Amém!

Boa Celebração para todos!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário