terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Solenidade de São José, Esposo da Virgem Maria: "A Justiça de José o levou a dar o Seu Nome ao Menino Jesus!" - 19 de Março de 2016 (Sábado)

Amados irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Assim como a Festa da Apresentação do Senhor, outra que me passou despercebida foi a Solenidade de São José, Esposo de Maria que, nesse ano será celebrada no Sábado (19/03) anterior à Celebração do Domingo dos Ramos e da Paixão do Senhor!

Mas, não poderíamos seguir viagem em nossas reflexões sem voltar atrás e escrever sobre tal Solenidade pois, como já falamos várias vezes, o fato de ser uma Solenidade já deve nos deixar em alerta pois a Mensagem da Igreja para cada um de nós nesse dia é Solene, isto é, é extremamente importante para a nossa Caminhada de Fé.   Vejamos:

São José é na História da Salvação, após a Virgem Maria, a figura mais importante pois foi por meio dele que Jesus se ligou à descendência de Davi, cumprindo, assim, as Profecias Messiânicas do Passado. Além disso, todo carinho e confiança dedicados à Virgem Maria que ficou grávida sem conhecê-lo como homem (pois estavam prometidos em casamento mas não casados ainda), o acolhimento do Menino Jesus e o cuidado em defesa da Sua Vida bem como da de Sua Mãe Santíssima, fazem dessa Personagem alguém de extrema importância a quem devemos dedicar todo o nosso afeto, a nossa gratidão e o nosso culto.   Tudo, no entanto, em vista dos méritos do Senhor Jesus e da relação estreita que foi estabelecida com Ele (Jesus).

Assim, a Palavra de Deus dessa Solenidade busca revelar tal importância de José para a nossa História de Salvação.   Vejamos:

A Primeira Leitura (II Sm 7, 4-5a.12-14a.16) nos apresenta a resposta de Javé, por meio do Profeta Natã, ao desejo de Davi de construir um casa para o Senhor pois, de acordo com o relato anterior, Davi se deu conta que ao longo do seu reinado, Deus havia concedido a ele poder, honra e glória e, que ele havia utilizado parte disso em benefício próprio: construiu para si um palácio de cedro e a Arca da Aliança = Sinal da Presença de Deus no meio do Povo, ainda continuava debaixo de uma tenda como no tempo do deserto.   Já no final do reinado, Davi tenta concertar tal "lapso" e deseja construir uma "Casa para o Senhor" = um Templo.   Mas, o texto parece demonstrar que o Senhor não deseja tal coisa pois, exige que o Profeta Natã, que já havia dado permissão para Davi realizar o seu intento, volte ao rei e lhe diga que não será ele (Davi) quem Lhe construirá uma casa mas, ao contrário, quando o rei estiver descansando com os seus pais no pó da terra, será Deus quem suscitará um descendente Dele para Lhe construir a Casa.  Esse Descendente suscitará um Reino que não terá mais fim pois Deus será para Ele como um Pai e o Descendente será para Deus como um Filho!

Essa Profecia Messiânica se cumpre perfeitamente na Pessoa de Jesus mas, como O mesmo é Filho de Maria e mulheres não dão Nome aos filhos pois esta é uma prerrogativa masculina, José entrará para fazer cumprir a Profecia de Natã ao rei Davi.   José é descendente de Davi e poderá dar o seu nome a Jesus, ligando-o, dessa forma, ao rei de mesmo nome e, cumprindo, assim, a texto profético da Primeira Leitura.   

O texto do Evangelho de hoje (Mt 1, 16.18-21.24) nos apresenta na versão desse Evangelista a Origem de Jesus Cristo e, logo de início, no final da Genealogia, o autor sagrado nos apresenta José como o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo! Isso é importante pois o texto deixa claro que José não é pai de sangue de Jesus por Este é Filho de Deus e obra do Espírito Santo no seio Virgem de Maria.   Maria, prometida em casamento a José, ficou grávida antes de viverem juntos, pela ação do Espírito Santo de Deus.   José, que era JUSTO (aos olhos de Deus e não como o mundo) resolve abandoná-la em segredo e fica na espera que Deus lhe revele o papel que ele terá nessa História e, o Senhor fará isso num sonho: Anunciação do Anjo a Jose (em Lucas, temos a Anunciação do Anjo a Maria).   O Anjo de Deus pede que José não tenha medo de receber Maria como esposa pois o Seu Filho é Obra do Espírito Santo mas ele (José) teria papel importantíssimo nessa História: ele deveria dar o Nome de Jesus = Deus Salva, ao Filho de Maria e, assim ele (José) faz quando acorda: recebe Maria em sua casa e seguirá com ela e Jesus até o fim.

Esse relato evangélico nos revela a importância de se estar ligado ao Senhor constantemente e buscar Nele as razões e os porquês de tudo que nos ocorre pois em Deus TUDO TEM UM SENTIDO e José encontrou o sentido de sua presença na Vida de Maria e de Jesus e, dessa forma, conviveu e educou Aquele que veio ao mundo para salvar a todos (inclusive, o próprio José).

Por fim, a Segunda Leitura (Rm 4, 13.16-18.22) nos apresenta o Apóstolo Paulo falando que a Justiça que vem da Fé e não a Lei é que conta diante de Deus.   Assim, fez Abraão e assim fez José pois a Fé nos faz herdeiros e esta é uma graça, um dom gratuito!

Que a Solenidade de São José, Esposo de Maria, dentro das Celebrações do Tempo da Quaresma nos faça repensar a nossa vida e nossa Caminhada de Fé diante de Deus e, seguindo o exemplo do Pai Adotivo de Jesus estejamos abertos para o cumprimento da Justiça que vem de Deus.   Assim seja!


Oremos:

Deus todo-poderoso, pelas preces de São José, a quem confiastes as primícias da Igreja, concedei que ela possa levar à plenitude os Mistérios da Salvação!
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo!   Amém!

Boa Celebração para todos!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário