terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Festa da Apresentação do Senhor: "Jesus é a Luz que ilumina o Mundo!" - 02 de Fevereiro de 2016

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Escrevendo as reflexões dos Domingos acabei passando sem perceber pela Festa da Apresentação do Senhor que ocorre no dia 02 de Fevereiro. Agora, revendo o Calendário Litúrgico me dei conta dessa "gafe" e, passo, nesse momento, a refletir, um pouco sobre a Mensagem da Festa em questão.

Essa é uma Festa que tem na Tradição Judaica o seu fundamento pois, de acordo com a Lei Mosaica, todo primogênito do sexo masculino deveria ser Apresentado ao Senhor e Resgatado com o oferecimento de um sacrifício animal que, para os pobres (o caso de Maria e José) era um par de rolinhas ou dois pombinhos!  Passados os 40 dias prescritos, os pais de Jesus vão cumprir a Lei: da noite do dia 24 de Dezembro ao dia 02 de Fevereiro temos exatos 40 dias!   Hoje, oficialmente, terminamos o acompanhamento da Vida Inicial do Senhor e, a Palavra de Deus dessa Festa nos aponta, em Jesus, o lado Divino.   Vejamos:

A Celebração com a Bênção e Procissão das Velas como sinal de manifestação de Jesus como LUZ que ilumina o Mundo e, na Primeira Leitura (Ml 3, 1-4) vemos o Profeta apresentando a chegada do Enviado do Senhor, o Esperado, o Dominador que todos desejam encontrar, o Anjo da Aliança que todos querem contemplar.   Ao contrário do pensamento corrente que esperava esse dia como o Dia de Alegria e Felicidade Plenas, o Profeta Malaquias o descreve com requintes de "pavor

Nenhum comentário:

Postar um comentário